A educação bilíngue no Brasil tem deixado de ser um privilégio restrito a escolas particulares para se tornar parte da realidade educacional de diferentes regiões do país. Ao mesmo tempo, cresce o debate sobre acessibilidade e inclusão dentro das salas de aula.
Diante da necessidade de unir os dois temas – internacionalização do aprendizado e igualdade de oportunidades – a gestora educacional Viviane Brykcy apresenta um projeto inédito: um livro infantil bilíngue (português–inglês) com versão em braile.
Educação bilíngue com acessibilidade
A iniciativa busca ampliar o acesso à leitura desde os primeiros anos de escolarização, considerando diferentes perfis de estudantes, inclusive aqueles com deficiência visual ou que estão em processo de desenvolvimento da língua inglesa.
Para Viviane, o caminho para formar cidadãos globais passa, primeiramente, por garantir que todas as crianças tenham condições de participar do processo educativo.
Com mais de dez anos de atuação em escolas brasileiras, a educadora já participou da implementação de currículos bilíngues alinhados a referências internacionais como o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) e o IEYC (International Early Years Curriculum). Ela também coordena programas de formação docente e é responsável pela criação do Curso de Proficiência Linguística, que já beneficiou centenas de estudantes em todo o país.
“Educar em inglês não é simplesmente ensinar um idioma, mas ampliar a compreensão de mundo. Para isso, a acessibilidade precisa ser uma prioridade, e não um complemento”, afirma Viviane Brykcy.
O livro e seu impacto
Segundo a especialista, o novo livro infantil nasce justamente do cruzamento dessas duas frentes: formação bilíngue e acessibilidade. O objetivo é oferecer material pedagógico que, desde a infância, promova a inclusão e reforce o papel da escola enquanto espaço de acolhimento e aprendizagem.
Além da publicação, o projeto prevê ações de incentivo à leitura inclusiva em escolas e instituições parceiras, estimulando educadores a pensarem estratégias pedagógicas que garantam a participação de todos os alunos no processo de alfabetização e desenvolvimento linguístico.
“Quando todas as crianças se sentem representadas e conseguem acessar o conteúdo, abrimos caminhos para uma educação que transforma”, conclui.
Sobre Viviane Brykcy
Viviane Brykcy é gestora educacional com foco em currículo bilíngue e internacional, especialista em assessment e certificação internacional. Coautora dos livros Bilingual Educativo e Inglês para Autodidatas, atua na formação de professores e na elaboração de projetos voltados à inclusão de crianças no universo bilíngue com intencionalidade e propósito.
É também idealizadora do projeto Seu Inglês Certo e do Curso de Proficiência Linguística. O livro infantil bilíngue e em braile é o primeiro voltado especificamente ao público infantil e será lançado ainda neste semestre.
Mais informações: viviane.slibs.com.br