O Instituto Arquitetos da Favela marcou presença no Rio de Janeiro com a participação de seu presidente, Fernando Pereira, também idealizador do CAU FAVELA, na maior conferência global de tecnologia e inovação. Favela, arquitetura, urbanismo e moradia digna foram os principais temas levados por Fernando, que considera o momento uma grande conquista e uma quebra de tabu.
“Falar sobre uma profissão historicamente elitizada e trazer esse debate para as favelas, com quem vive e habita a cidade, é surreal, pois o Rio de Janeiro é uma grande favela com alguns pontos”, destacou o arquiteto e urbanista.
Em sua fala, Fernando abordou a importância da moradia digna como um direito humano essencial, além de destacar políticas públicas fundamentais para transformar realidades, como a Lei 11.888/2008 (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) e a Lei Estadual 6.614/2013, que garantem o acesso da população de baixa renda a projetos e melhorias habitacionais com qualidade, dignidade e justiça.
Representando diversas vozes e comunidades, Fernando reforçou seu compromisso em construir pontes entre a favela e a cidade:
“É uma honra representar tantas favelas que querem e precisam ser ouvidas. Vamos juntos construir pontes entre a favela e a cidade”.
O Instituto Arquitetos da Favela segue comprometido em ampliar o diálogo e criar soluções reais para garantir o direito à cidade e à moradia digna para todos.
Por Ryan Mazcatti | Portal Cria do Rio